DOENÇAS DO CAQUI

Cercosporiose

Hospedeiro: Caquizeiro, Diospyros kaki L.

Relevância:

Doença de grande importância para a cultura, seus prejuízos advém da queda precoce das folhas e do amadurecimento prematuro dos frutos, sendo considerada doença foliar mais importante na Austrália, Brasil, Estados Unidos e Japão.

Agente etiológico:

Cercospora kaki [MB#144088] (Ellis & Everh, 1887).

Distribuição:

Ellis & Everh (1887) estudaram o fungo nas coleções de Louisiana, São Paulo, Minas Gerais, Japão, Índia e Bermuda. O fungo também foi relatado no Texas e na China.

Sintomas:

Os sintomas típicos são manchas irregulares, angulares, 3-10 mm de diâmetro, castanho, delimitado por uma linha escura e estreita, raramente cinza com um centro preto ou quase branco, menos definido na superfície inferior, distribuídas por toda a superfície foliar. Com o aumento da severidade as folhas caem e os frutos amadurecem prematuramente o que pode prejudicar a produção do ano seguinte (Ellis & Everh, 1887).

Morfologia do fungo:

As estruturas morfológicas características da espécie são conídios e conidióforos. Apresenta frutificação principalmente epifila; estroma pequeno, castanho escuro; fascículos densos a não fasciculares; conidióforos quase inexistentes, castanho-claro, sem cicatrizes de geniculação, septação, ramificação ou esporos visíveis, aparecendo muito mais quando os conídios são persistentes; Conídio filiforme para estreitamente obclavado, subhialino a pálido oliváceos, reto a curvado, septos indistintos, base subtratada para longo obconicamente truncado, subobtuso ponta (Ellis & Everh, 1887).

Controle:

Não químico: aumentar aplicação de fertilizante orgânico; reduzir a irrigação e consequentemente a umidade do pomar; realizar a poda dos galhos mortos e queima-los em seguida, eliminando as fontes de inóculo do patógeno.
Químico: é feito através do tratamento de inverno com Calda Sulfocálcica e com fungicidas cúpricos ou a base de Macozeb e Maneb (Martins & Pereira, 1989). Exemplo: Trifloxistrobina (100/L) +Tebuconazol (200g/L), registrados no MAPA (AGROFIT, 2018).

Referências importantes:

1. AGROFIT. Disponível em: http://agroft.agricultura. gov.br/agrofit-cons/principal-agrofit-cons Acesso em 18 de Maio de 2018
2. Martins, F. P. & Pereira, F. M. 1989. Cultura do caquizeiro – FUNEP, Jaboticabal-SP, 71 p.
3. Ellis, J.B.; Everhart, B.M. 1887. Additions to Cercospora, Gloeosporium and Cylindrosporium. Journal of Mycology. 3(2):13-22

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress